quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ciranda de Receitas - Ohh Céuss!! no CamomilaRosaeAlecrim



Olá gentem boa gente que vai e que vem aqui em casa...novidade deliciosa!
Estou participando da Ciranda de Receitas, organizada pela Lylia do Blog Simples Assim.
Quem apresenta a receita aqui no Blog hoje é a Catarina do Blog Ohh Céuss!!
Eu adorei conhece-la! Ela tem deliciosas receitas e postagens cheias de amor, família, caprichos e essência...
Adorando participar, e tenho certeza que vocês vão amar esta receita de salada de carne, perfeita para um lanche, um piquenique ou para receber uma visita e fazer aquela mesa de belisquetes gostosos!
Ah! E não deixe de visitar os blogs participantes dessa animada brincadeira. Logo abaixo da postagem tem o link de todos eles. 

CamomilaRosa






Ohh Céuss!!


Uma receita leva ingredientes, mostra o modo de preparo, por vezes até porções que rende. 
Mas uma receita do coração traz lembranças, memórias, cheiros e sabores que a gente não esquece nunca. Minha mãe fazia os pratos dela, e sempre nos contava de onde vinham, por que vinham, e também ela tinha lá as suas lembranças, memórias, cheiros e sabores... que acabaram se incorporando na gente, embora eu não tenha conhecido minha avó, a também Catarina. 





Quando ela fazia esta salada, eu podia ver a outra Catarina na cozinha preparando a salada, o brodo, meus avós repartindo o pão, mergulhando no caldo quentinho, rindo em torno de uma mesa. E até hoje é assim. 
Eu preparo esta salada com meu coração!


SALADA DE CARNE
Ingredientes:
1 kg de músculo bovino limpo
1,75 l de água fervente
1 cebola grande em rodelas bem finas e 1 cebola inteira
½ xic de cebolinha
½ xic de alho porró em rodelas finas
1 xic de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
½ limão, sal e pimenta a gosto 


Preparo
Tempere o músculo cortado em cubos (eu usei somente sal), e sele-os numa panela de pressão. Acrescente a água fervente, 1 cebola inteira, e feche a panela. Deixe cozinhar por 20 minutos contados da hora que a panela começar a “chiar”.
Enquanto cozinha, pique a cebola e o alho porro em rodelas fininhas, a cebolinha, e junte o alho numa tigela grande. Tempere com sal e pimenta, limão e azeite.
Após o cozimento, abra a panela, retire os cubos de carne e ponha-os, ainda quentes, na tigela, sobre os temperos já prontos. Corte ou desfie a carne em pedacinhos miúdos.
Ponha num pirex e leve para a geladeira. No dia seguinte, quando o tempero já estiver mais “curtido”, a salada fica ainda melhor. Cuide para ir mexendo a carne, para que o azeite a envolva por completo. Se você gosta, acrescente pimenta fresca.
Consuma num lanche, ou junto com uma salada de folhas, ou como antepasto - de qualquer forma você vai gostar, tenho certeza.



Ahhhhh, e o caldo da carne cozida?? 
Pelamordedeus... não jogue não! 
Tire a cebola inteira, coe o caldo, e você terá um brodo perfeito para cozinhar um capeletti! Capeletti ao brodo: delicia dos deuses! 
Então, não quer assim? Congele ou faça já uma belíssima sopa, a gostosura e o que é bom da carne continua lá! 
Junte os legumes de sua preferência, cozinhe-os no caldo e sua noite será como a de meus avós: mas com suas próprias lembranças, memórias, cheiros e sabores... 


Nota: para a sopa da foto usei batatas, mandioquinha, abobora japonesa e cenoura... uma sopa amarelinha! 

Catarina 

15 comentários:

  1. Uma salada com a doçura das lembranças d vovó Catarina! Ótima receita e a sopa também! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Camomila!
    Há quanto tempo não nos falamos, né?
    Um prazer ter você conosco nessa ciranda, viu?
    Não tenho dúvida que essa salada de carne é deliciosa, ainda mais com músculo, que também me traz memórias afetivas. Minha mãe, quando fazia carne assada (patinho, lagarto), punha junto um pedaço de músculo. Era o meu favorito.
    O bolo funil que você enviou pra ela é uma delícia, já tive oportunidade de fazer e me deu saudade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Camomila!
    Há quanto tempo não nos falamos, né?
    Um prazer ter você conosco nessa ciranda, viu?
    Não tenho dúvida que essa salada de carne é deliciosa, ainda mais com músculo, que também me traz memórias afetivas. Minha mãe, quando fazia carne assada (patinho, lagarto), punha junto um pedaço de músculo. Era o meu favorito.
    O bolo funil que você enviou pra ela é uma delícia, já tive oportunidade de fazer e me deu saudade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que receitas maravilhosas ainda mais carregada de memórias felizes. Vou anotar. Adorei conhecer vocês. Um grande abraço. Abençoada seja. Com carinho Rê.

    ResponderExcluir
  5. Hummm... amei a sugestão para fazer com o caldo que sobrou da carne. Amo sopas assim tão simples e saborosa. E essa salada deve ficar uma delicia mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. bem vinda a ciranda, esta salada de carne é dos deuses, além de ser uma receita do coração é deliciosa, super recomendo, já provei esta delicia da minha amiga Catarina. beijos

    ResponderExcluir
  7. Delicia de salada, nunca fiz.
    Mas vou experimentar. adorei!

    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camomila,

    Eu também estreei na Ciranda hoje e já descobri algumas delícias por aí, rsrs. Este post, a salada e o brodo sem dúvida resultaram especiais. E a Catarina tem razão: Uma simples receita é bem diferente de uma receita do coração!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  9. Querida Rosana, muito obrigada por sua acolhida, por seu carinho! Seu bolo de funil - e a ideia de usar a embalagem de catchup- são geniais! Beijos 😘😘😘

    ResponderExcluir
  10. Bem vinda a ciranda Rosana, belo início com essa receita deliciosa e cheia de carinho que a Catarina trouxe.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Camomila, muito bem vinda à nossa ciranda! Bonita e cheia de história essa salada, né? Beijos, Mel

    ResponderExcluir
  12. Olá Camomila
    Adoráveis receitas com cara bem bonita já chama a tenção pelo
    prato.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que alegria tê-la conosco na nossa divertida "Ciranda de Receitas", Camomila. Obrigada por estar conosco.
    Adorei a receita da querida Catarina.Agora vou lá conferir a delícia que você partilhou conosco.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  14. Que delícia de salada! E de histórias :) A Catarina ainda trouxe a dica do caldinho, nota 10! Bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...