quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pão de aveia, ricota, tomate seco e as ervas ...

 

Eu adoro este pão...mamãe Alfazema fez aqui em casa, e com tanta prática que fica pronto em uma hora.
O recheio de cima você escolhe...eu tinha tomate seco, ricota e muita salsinha e cebolinha!

 

A receita é aquela básica de pão que todos conhecem, mas junto com o trigo usamos 1 xícara de aveia em flocos finos.

Ingredientes da massa:
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher de açúcar
1 xícara de água morna (200ml)
1 colher pequena de sal
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de aveia em flocos finos
2 1/2 xícaras de farinha de trigo

Junte todos os ingredientes começando pelo fermento e açúcar, coloque os ovos ligeiramente batidos e os ingredientes restantes misturando bem.
É bom forrar a assadeira média com papel manteiga para não grudar... e esticar a massa dentro dele... a massa fica um pouco mole. 
E o recheio de ricota é ligth e saudável!
Experimentem, vale a pena!


E agora é época de secar folhas de chá...no inverno é essencial para aquecer e ficar mais saudável.
É só pendurar e deixar perfumar e secar!
Folhas de capim limão que ganhei de uma amiga esta semana...já está lá na colher pendurada!


O capim-limão é nativo da Índia, onde é muito empregada pela medicina ayurveda.

As qualidades terapêuticas do capim-limão são inúmeras. Possui ação calmante, espasmolítica suave, ou seja, pode ser empregado nos casos de cólicas menstruais e intestinais. Devido ao mirceno, um dos princípios ativos do capim-limão, esta planta também possui ação analgésica. 

  

Galhos de dente de leão, na casa de mamãe Alfazema...ela seca ao lado do fogão a lenha...qualquer cantinho serve!
O dente de leão é uma super erva! Seu chá limpa todo o sangue de toxinas e ajuda na digestão!
E o alecrim...estimula a memória, o ácido rosmarínico melhora a circulação sanguínea!

    

E assim, vamos tirando as louças e canecas do armário e fazendo coisas gostosas para estes dias frios!
Ninguém quer gripar por esses dias, não é!!!
Então a boa alimentação e os chás são hiper importantes.


Vocês se lembram do Sr. Antônio!!! Falei dele  nesta postagem AQUI.
Ele ainda está por aqui...agora pintando as madeiras...com coragem nas manhãs e sem falhar um dia!


Desejo uma ótima sexta-feira a todos e muita coragem para acordar, se doar e ser feliz!
CamomilaRosa

54 comentários:

  1. Esse pão está divino pode falar. Fico imaginando o sabor disso. Uma loucura!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Humm Camomila,parece maravilhoso o pão.Tudo tão lindo aqui, as ervas secando, as louças ,o Sr.Antonio ,que delícia de post.
    E voltei lá nos outros que nao pude ver a tempo, a bonequinha Tilde ,fiquei apaixonada, gostaria de ter coragem de experimentar.Quem sabe? o tempo é que mata a coragem mesmo rs
    Camomila, parabéns muitos parabéns!
    e um abraço meu

    ResponderExcluir
  3. Camomila isso não se faz, fiquei aqui na vontade! delícia de pão menina. Sorte do seu Antonio, trabalhar com uma família tão querida. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Camomila, adorei a massa desse pãozinho...hum...delicia!!
    É ótimo quando encontramos um trabalhador como Sr. Antônio, aqui eu tenho Sr.José homem de palavra!

    Tenha uma Bela Noite!
    Ótimo Fim de Semana!!
    Até a volta..

    ResponderExcluir
  5. Que lindo pão! Deu água na boca!
    Posso te fazer uma pergunta? Que máquina fotográfica vc tem?
    Quero trocar a minha e essa sua é tão nítida...é importante pegar referencias, já que existem tantas por aí!
    Beijão! :)

    ResponderExcluir
  6. Menina de Deus!!! Que pão maravilhoso é este? Tudo que leva ricota e temperos,é bom demais... falando em ervas, final de semana que passou colhi muitas pra uma amiga querida. Tenho touceiras de capim limão,cidreira, boldo... ah, se morasse pertinho de ti, ia ser um troca troca só... aprendi contigo a enraizar o alecrim que adoro, mas compro no hortifruti, já tá no vasinho esperando a hora de ser plantado.Olha não é inveja , mas cada lugar deveria ter um sr. Antônio pra ajudar, eu e meu marido trabalhamos muito no sítio finais de semana, vale a pena mas é bem cansativo... Vamos ter coragem e ser feliz!!!
    Muito obrigada, por nos inspirar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse pão deu água na boca...como sempre tudo muito caprichado e a gente sente o amor em cada postagem...e este amarelo da parede, ficou demais! beijos e até mais!!

    ResponderExcluir
  8. Menina esse pão me apetece muito, tenho fama aqui em casa de ser viciada em pão. Tem tempo que não boto a mão na massa, mais agora quando for fazer sua receita será muito bem cotada, rsrsrsr. Até hoje não entendo porque a cama e tão gostosa de manhã!!! rsrsrsr
    beijos e felicidades sempre
    Merielen

    ResponderExcluir
  9. Adorei a receita! Muito nutritiva!
    Bjos
    Mel

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia! Sou louca po pão, ainda mais um especial assim rs...
    Tenha uma linda sexta-feira.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Hummm...delicia!
    Adoro visitar o seu blog, tem sempre receitas deliciosas e dicas sobre aromas e temperos!
    Bjs
    http://chacrinharosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hummmmm camomila que cara boa esse pao ahhh c certeza logo logo irei fazer!!! Vc nem imagina o q comprei, kkkk de novo ing p fazer a sardela!!!! Hummmm, amei agora falta lembrar de colocar no liquidificador ne, q da outra vez esqueci...

    Que bom q ainda tem mais servicos p o seu Antonio!!!!!

    Adorei as plantas...

    Bjao p vc

    ResponderExcluir
  13. Que pão divino gostei muito da receita beijos

    ResponderExcluir
  14. Ficou sensacional este pão, lindo, lindo. Amei a utilização da aveia, dar um arzinho mais rústica ao pão. E o recheio... ficou muito bom, ótima combinação.
    Beijinhos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  15. eu nao sabia que o lemon grass era indiano - mas tenho um "pé" enorme dele aqui no meu jardim. Minha cachorrinha vive comendo as folhinhas. hehe

    ResponderExcluir
  16. Queridas amigas,
    Adoraria morar pertinho de vocês... Eu sinto a energia boa mesmo pelas fotos... Que coisa BOAAAA!!! Parabéns, amigas!!!
    Posso me servir desse pão MARAVILHOSO??? Está simplesmente IRRESISTÍVEL!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  17. Flor a minha tbm é uma Sony Cybershot de 7.2 Mega Pixels!
    Como assim? Será que ela está mal configurada?
    Percebo que para tirar fotos muito de perto, ela perde o foco! Uma saco!
    Espia lá a foto que eu tirei dos quadrinhos, queria mostrar o "passarinho pequenininho" que fiz...tirei várias fotos e só consegui aproveitar aquela que está meio fora de foco! Foi uma dificuldade para conseguir aquela imagem!!! O que será que eu faço de errado?

    ResponderExcluir
  18. Sabe Camomila eu e a mamãe Alfazema temos muito em comum?!
    Adoramos fazer pão pra deixar a família feliz!
    E este pãoo, nossa me deu uma vontade enorme de comer a foto. Amo tomate seco, pena que nem todos aqui em casa gostam, 2 sim e 2 não.
    Que fofura secar chás como minha nona fazia: penduradinho.

    Amei sua visita!
    Beijão,

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Este pão parece muito bom, vou fazer hora tiver tempo. Minha filha adora tomate seco.
    Não vejo a hora de mudar para uma casa e ter bastante ervas....
    Estou montando um PAP que você vai gostar, eu acho né!
    Beijos,Kátima.

    ResponderExcluir
  20. Menina que delicia! Fiquei com água na boca!!rs
    Sabe que tenho receio de fazer pães, já tentei e acho que não sou muito boa pra fazer massas...mas ainda quero tentar!
    Adorei o post e adorei ver a foto do Sr. Antonio trabalhando, até falei dele pro meu marido na ocasião de sua outra postagem, já virei fã!rs
    Ah! as imagens do post anterior estão lindas!
    Bjks

    ResponderExcluir
  21. Que delícia de blog...e este pão então!!! Com certeza vou fazer. Obrigada por compartilhar.
    Grande beijo
    Eli

    ResponderExcluir
  22. Esse pão é demais! Gosto tanto de fazer pães cheio de coisas que comecei a sentir tantas saudades do pão limpinho, natural. Agora só faço sem nada mais de temperos e complementos. Esse seu começou a me atiçar novamente. Epa!!! Abração!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, mas que delicia ver esse pão! comer então, deve ser ótimo!
    Preciso fazer urgente, pois adoro tomate seco e também ricota.
    Receita anotada, devo fazer nesse fim de semana para surpreender os netos.
    Concordo com voce sobre os chás. Eles reconfortam e trazem saude, São muito importantes.
    Adoro vir aqui e aprender sempre algo novo.
    Beijos querida, boa noite.

    ResponderExcluir
  24. Olá Camomila Rosa! Que pãozinho delicioso, hein? Aveia é super saudável. Aqui em casa é uma coisa que não pode faltar. Vou anotar a receita, claro! Só não gosto de ricota...rss..
    Bjos e feliz sexta-feira !
    =)

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Nossa que blog maravilhoso, fiquei fã - DE CARA! rsrsrsrs
    Coisa bunita mesmo!
    Eu gostei muito da criatividade do nome da família, nunca vi uma coisa assim tão especial.

    to por aqui.
    bacios

    ResponderExcluir
  26. Até meu marido sabe de S. Antonio, falei dele por aqui o outro dia.
    Abraço, saúde e nutellas para ele.
    Qto ao pão, não gosto de tomate seco :/
    Qto a sua visita e comente, sempre adorável :)

    ResponderExcluir
  27. Um pão mt bonito e mt bem recheado, deve ter ficado uma delicia amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Esse pão ta com uma carinho de gostoso!!! to aqui morrendo de vontade rs, tenho tomado vários tipos de chazinho depois que conheci seu blog...mas os meus são de caixinhas aqui não temos com facilidades certos tipos de chá assim natural.


    bjinhos Sue

    ResponderExcluir
  29. que delíciaaa!!!!!!!

    Seu blog é inspirador demaiss amoooooooooo

    Bj!

    ResponderExcluir
  30. Um pedacinho do céu e ainda com essa iguaria, nossa o que mais queremos na vida
    bj e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  31. que blog gostoso. Todos os dias passo por aqui. Moro em SP mas nasci em Serra Negra e quando passamos o final de semana em SN almoçamos em Amparo, adoro. Um abraço Maria Rita.

    ResponderExcluir
  32. Hummm! Que foto mais linda, não conseguia parar de olhar, deve ter ficado uma delícia.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. querida amiga hoje vim me redimir da ausencia das visitas pois tenho estado doente e tenho descuidado dos blogs por motivo de saude mas aos poucas vamos por tudo em dia e retornar a rotina se deus assim o permitir lindo maravihoso este pão caseiro que eu creio não existe ninguem que não aprecie não é mesmo,vim trazer um abraço com carinho desejando um final de semana abençoadp bjs marlene

    ResponderExcluir
  34. Oii!! Como sempre fiquei com água na boca :)
    Tenha um lindo fds. Bjs

    ResponderExcluir
  35. Delícia e não é aquela música, não. E sim, esta maravilha de pão, dá água na boca. Um ótimo fim de semana para vocês. Bjus, Rose.

    ResponderExcluir
  36. Que delícia meeeeeeeeeeesmo!! E passar por aqui é aguçar a barriga,srrs Ela acorda!! Lindo sempre, gostoso. E um chazinho vai sempre bem.

    E o Sr Antônio, preciso de um por perto!Aqui tá difícil...Um faz uma coisa, outro outra e tenho um monte ,preciso um faz tudo,rs beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  37. Ai gente que pão é esse?!!! Muito booom!!! Tô aprendendo muita coisa aqui, cada vez que venho saio cheia de informação, que legal viu! parabéns ! beijão e um fim de semana maravilhoso pra vc!
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Mas esse pão deve ter ficado uma delícia dos deuses!!!
    Tudo por aí é tão lindo...sabe, as vezes morar na cidade grande cansa, estressa.
    Não vejo a hora de comprar meu sítio e me mandar pra lá, pelo menos nos finais de semana.
    Mexer na terra, colher frutas nas àrvores, colocar os pés na terra, na grama...
    Amo a natureza!!

    Tenha um maravilhoso final de semana!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  39. Que delicia vou fazer bjs
    bom final de semana

    ResponderExcluir
  40. Esse pão deve ter ficado mesmo uma delícia menina, com um toque de mãe então, ficou perfeito!
    Quanto ao cházinho, daria meu reino por uma caneca bem quentinha!
    Estou com uma gripe daquelas, acho que faz uns quatro anos que não tinha uma.
    Você tem razão, agora é hora de nos fortalecermos!
    E o seu Antonio é muito lindo, daquelas pessoas que quase não existem mais!
    Grande beijo minha amiga, lindo e abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  41. OLÁ QUERIDA!
    SENTI O AROMA DESTE PÃO AQUI, HUMMMMMMMM...QUE DELÍCIA!
    ESTOU IGUAL A CLAUDIA COM GRIPE E DOR DE GARGANTA UM CHÁ
    VAI BEM DEMAIS!

    BOM FINAL DE SEMANA JUNTO A SUA FAMÍLIA
    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  42. Olá, moças bonitas,

    As fotos deste pão só me inspiram um comentário: que delícia! Um pão deste quentinho perto de mim é uma tentação irresistível, rsrs.
    Confesso que desconhecia essas propriedades do dente de leão, cuja flor minhas meninas adoravam soprar, rsrs. Vou procurar consumir este chá.

    Beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  43. Oi Camomila que pão é esse?
    Amo pão amiga,vou anotar a receita,beijokas e bom finde!!!

    Ps:Te achei lá no face,bjs

    ResponderExcluir
  44. Que receita deliciosa.
    Um chã quentinho, tudo de bom.
    Um belo final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Minha querida,

    Suas dicas são sempre muito bem vindas,

    O capim limão tenho aqui na minha varanda, pois o chazinho é milagroso, e o pão, que divino que ficou, eu adorei!

    Grande abraço,
    otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  46. Oi Camomila, eestar aqui é um grande prazer, seus posts são maravilhosos e sua receitas culinarias são de dar agua na boca, bjs
    Bom Final de emana !!!

    ResponderExcluir
  47. Que pão tão apetitoso! Camomila e Alecrim, o blog de vocês é muito especial, é mágico.Obrigada pelos bons momentos que desfruto com suas postagens.
    Um abraço de Fernanda

    ResponderExcluir
  48. Oi CamomilaRosa e Alecrim..
    Adorei a receita do pão...Huuuum! E boas dicas de chás...pena que aqui não sei como encontrar essas ervas...
    Ótimo Final de Semana!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  49. ficou mesmo um pao mt bom com esse recheio gostei mt bjs

    ResponderExcluir
  50. Só de olhar já estou com água na boca. Deve ser delicioso!

    ResponderExcluir
  51. Que delícia amiga. Até fiquei com água na boca!!
    Lia.

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...