terça-feira, 8 de maio de 2012

Colher de Pau e Canjica...


Há muito tempo pensava em uma maneira de pendurar as ervas que colho no quintal ou compro, pertinho de mim, na cozinha, ao lado do fogão para ser mais exata...

     

E um dia, passeando pela blogosfera, mas não me lembro onde, vi esta idéia...e resolvi por em prática. 
Com ajuda de marido...que fez todo o trabalho...fui dizendo onde queria os ganchinhos e ele com todo capricho fez para mim...



Você pode usar para pendurar colheres de pau, vassouras e o que mais imaginar...
Esta ideia super simples e charmosa me conquistou.
E dá para pintar a colher ou fazer decoupagem!
Você pode também, descascar frutas e colocar as cascas penduradas para secar e então usar em doces e chás!
Na hora do almoço, a erva está lá fresquinha e o chá também...pertinho!



E para enriquecer a próxima dica...um pensamento meu...meio romântico talvez, deve ser a lua!



E uma outra dica muito da saborosa, energética e saudável é uma deliciosa canjica...



O pessoal de casa gosta bem quentinha de noite, ou pra reforçar o café da manhã...faço uma receita pequena para comer em dois dias no máximo...
Fiz assim...

Cozinhei na pressão 250 g de milho para canjica com
1 litro de água e 2 paus de canela.
Quando estava bem molinha, abaixei o fogo e acrescentei 1 lata de leite condensado, 200 ml de leite de coco, 250 ml de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar
E deixei ferver um pouco...e para mim estava no ponto!
Tem gente que gosta com coco, canela em pó, etc...e então é só personalizar!




Espero que vocês tenham gostado das dicas...vale muito a pena!
Até mais, com postagem de Alecrim...aguardem!

CamomilaRosa

74 comentários:

  1. Eeeeeeeeeeeeeba!!

    Estava desligando aqui,pra ficar com o maridão e te vi entrando. Adorei as ervas na colher. Lindas,deve deixar um cheirinho ótimo no ambiente,né? Tuas fotos lindas e inspiração romântica, demais!!Linda!!


    Adoro passar aqui!!!beijos,boa noite,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ervas na colher de pau ficou linda,que delícia de canjica beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, não tem coisa melhor do que ervas fresquinhas,
    que sabemos de onde veio e como foi tratadas, eu adoro chá
    compro muitas ervas, bjkas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camomila,

    Ótima idéia, gostei muito. Essa canjica, aqui na minha terra chama-se munguzá, a canjica aqui é de milho verde. gosto das duas.
    Bjs no coração e uma linda semana

    ResponderExcluir
  5. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem?

    Como sempre adorei tudo. Essa colher de pau com as ervas, ficou super gracinha.

    E os passarinhos na geladeira, um encanto.

    E seus pensamentos, que lindos, tens o dom e escreves muito bem, além das fotos que são
    sempre belas.

    E a canjica, que delícia, adoro, tanto quente como gelada.

    Estou curiosa para ver o post da Alecrim.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia meninas!
    E a canjica agora, no outono friozinho, vai bem demais.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Camomila Rosa, achei sua ideia muito interessante! Parabéns! E usar a colher de pau é melhor ainda...combina com cozinha, né? Sobre a canjica....achei engraçado uma coisa: Aqui no RN, essa comida é chamada de Munguzá. A canjica, pra gente , é o que vocês chamam de Curau...Interessante , né? Mas Canjica ou Munguzá..rrss...é uma delícia.. docinho e quentinho...huummm!!! Por aqui, tem gente que prefere sem acúcar....
    Bjos e até a próxima!
    :)

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa que delicia!!
    uma noite angelical para vc
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  9. Também já vi essa ideia da colher de pau e falando a verdade acho que fica mais bonita exatamente assim, natural, sem pintar. Casa de bruxinha não pode faltar ervas e dá inclusive para desidratar aí.
    Ai, ai, ai, eu falo que preciso emagrecer e vejo uma canjicada aqui. Deu vontade de fazer para esse friozinho com amendoim, leite condensado e coco ralado. Adoro.
    Assim você me mata, me mata de vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. NOSSA AMIGA AGORA VC ME DEIXOU COM VONTADE EU ADORO CANJICA, SÓ AGORA ME DEI CONTA QUE NUNCA FIZ AQUI EM CASA,A MINHA MÃE FAZIA PRA MIM , MAIS COMO MORAMOS LONGE UMA DA OUTRA FICA MAIS DIFICIL.A COLHER FICOU LINDA NA SUA COZINHA MAIS UM PROJETINHO FUTURO AQUI EM CASA.
    OBRIGADA PELO CARINHO LÁ NO MEU CANTINHO
    BEIJOS NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia da colher, e a canjica ficou com uma cara deliciosa!!
    Beijos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que fofo, melhor do que meu modo.
    Amei a ideia de colocar as cascas de frutas pra secar, amo o cheirinho que exalam.
    A canjica e mesmo deliciosa e saudavel.
    Bjs.....

    ResponderExcluir
  13. Olá Camomila!!
    Adorei a dica das ervas...e amei a canjica...adorooooooooo...

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Camomila
    Estava na Chica e apreciando resolvi vir dar os parabéns pelos ceús lindos que te cobrem no dia a dia.Surpreendi-me com delicioso blog.
    Que bom, adorei a receita e os mimos na parede, vou procurar os ganchinhos pra deixar minha cozinha mais cheirosa.
    E vou segui-la , amo ervas e receitinhas básicas.Enfeitam nossa alma não é?
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Camomila!
    Que ideia bacana! Estou aqui imaginando o cheirinho bom das ervas...
    Amo canjica! Que delícia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. ADORO CANJICA AINDA MAIS NESTE FRIOZINHO,BJSSS

    ResponderExcluir
  17. Querida Camomila Rosa
    Quantas idéias ótimas.
    A colher de pau é um charme e a receita da canjica maravilhosa.
    Adorei também o post anterior, vou tentar fazer sua receita esse final de semana, depois conto se deu certo.
    Tenha uma linda semana
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  18. Cá querida, ameiiiiiiiiiiiiiii a idéia da colher de pau com as ervas, fiquei encantada!
    Suas ervas são tão verdinhas e vistosas que dá gosto!
    Adorei a receita!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  19. Que linda tua colher de pau, ela está linda assim sem pintar, aii vou fazer uma para mim.Aqui em Maceió tua canjica é conhecida como munguzá e é amarelinha, chamamos de canjica aquela feita tipo mingau de milho.bjo.

    ResponderExcluir
  20. Legal,gostei muito,a colher de pau servindo pra decorar e super util,as ervas penduradinhas,lindas e cheirosas!!!!!
    E que delicia uma canjica no inverno,bem quentinha com um cafezinho!!Suas fotos ficaram lindas!!
    Bjss^^

    ResponderExcluir
  21. Camomila!!! A colher de pau me conquistou tbm...lindaaaaa...e adorei as folhas ali penduradinhas...

    ca..e essa canjica. hummm deu àgua na boca...viu e as imagens estão maravilhosamente lindasss

    bjs rose jp

    ResponderExcluir
  22. Camomila minha querida, um charme a colher com as ervas, super bacana essa idéia, nada como as ervas fresquinhas pertinho das nossas mãos e do fogão. Adorei, a sua canjica ficou linda, branquinha, branquinha, adoro canjica quentinha tbém nessas noites frias. Lindos e delicados seus pensamentos, agora cá entre nós, esse negócio de pode ser a lua, olha que é neném por ai denovo hein kkkk... Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Achei uma graça as ervas penduras na colher de pau.
    Nossa e essa canjica, me deu água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Isso que é bom e salutar de ver! carinhos por toda você, transbordando pela casa! Bom demais! Abração meninas!

    ResponderExcluir
  25. Mas que ideia BACANA a colher com ganchinhos, amei de verdade. Acho que vou copiar aqui na cozinha. Obrigada pela visitinha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Camomila você é de arrasar, moça! Essa colher de pau como suporte de ervas foi demais pra mim... puro encantamento. Ah, eu tinha que ver isso antes de dormir rsrss e sonhar que ando em teus jardins. Você é super caprichosa, muito mesmo. É das minhas!!!!! Gostar da casa, dar valor às pequenas felicidades como por exemplo esse suporte/colher de pau.

    Teu blog é sucesso internético, pode ter certeza! Amoooooo!!!!!!!
    beijos de camomila, esperando a Alecrim.

    até mais, lindeza!:)

    ResponderExcluir
  27. Aiiii esqueci de falar dos poeminhas, como assim? Menina você é doce poeta e não contou nada pra gente? Afff
    Lindinhos demais, tá? hehehe

    E a canjica, nem provei.. Sim porque daqui só dá pra provar com os olhos e babar... Porque deve ter ficado um néctar dos deuses. Ai ai ai...
    besitos

    amuuu vc e o blog todo

    ResponderExcluir
  28. Que linda a idéia da colher, além do que deve ficar um cheirinho muito bom pela cozinha com essas ervas penduradas, logo imaginei folhas de hortelã que exalam um cheiro delicioso!!ou mesmo casca de laranjas tb que deve perfumar a casa..linda idéia amiga adorei...e essa canjica que deliciaa!!!


    bjinhos Su.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito da ideia da colher! Simples mas com muito charme. A melhor ideia que vi até hoje para pendurar as ervas aromáticas na cozinha.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a sugestao da colher de pau, fica lindo :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Poxa vida!!! Adorei a colher, adorei a canjica, adorei tudo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  32. Adorei tua interação.Já está lá! E o céu da Ana Paula. prece entrou,srs beijos,chica

    ResponderExcluir
  33. Olá! Quem chegar nesta cozinha será recebido com energias muito positiva, pois além de amor terá aromas e proteção das ervas... nooossa é tudo de bom!!! A colher de pau ficou um mimo só , natural como deve ser, realçou as ervas! A canjica tá com um visual de dar água na boca,enfim, continue nos presenteando com ideias e poesias lindas!!!
    Abraços iluminados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camomila,é a Vi, essa canjica me deu água na boca, uma delicia.
      amei suas ervas pendurada na colher de pau, além de ficar bonito , lembra aquelas cozinhas da fazenda.
      Muitos beijos,Vi

      Excluir
  34. Uma bela forma de secar suas ervas, achei lindo e transmite boas energias, a canjica nem se fala. tenha um lindo dia.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a idéia,nunca tinha pensado nisso,valeu a dica,deu até pra sentir o cheirinho das ervas,uma delicia sua canjica,faço de vez em quando por que aqui em casa o povo não gosta muito não,beijos boa semana

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito da ideia, fica muito giro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Uma graça a ideia da colher de pau.

    Menina eu AMO canjica, assim de beber, de cortar, com coco, sem coco, com canela, sem canela, de milho verde, de caixinha e sempre com uma xícara de café.
    São joão vindo ai vai ser época de muita canjica por aqui \o/

    Um dia com cheirinho de canjica no fogo, proteção de abraço de mãe, alegria de arco-iris e gostinho de lamber a colher de pau de mexer brigadeiro :)

    ResponderExcluir
  38. Olha eu de novo...rs
    Vi esse post assim que sai daqui e a primeira imagem/ideia me lembrou vc:
    http://www.omundodecaliope.com/2012/05/casa-dos-sonhos-tem-que-ter.html

    ResponderExcluir
  39. Aiii amiga, eu amei a idéia da colher!! Com certeza terá uma lá em casa, rsrsrsrsrs. Amei!! A canjica também fica muito gostosa com leite condensado e coco! Adoro!! Teu blog ta muito lindo, adoro vir aqui!!

    Tenha um ótimo dia, querida Camomila!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  40. Pena que as ervas murcham né...lindo se ficasse assim sempre verdinha!
    Mas secas elas tem lá seu charme...
    Beijo grande minha flor de lótus! E Boa quarta-feira pra vc! :)

    ResponderExcluir
  41. Que ideia genial! Ficou um encanto a colher de pau com as ervas na sua cozinha. Canjica é tudo de bom, com este frio maravilha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Pow, a ideia foi show, muito legal, além de ter ficado lindo (colher de pau é uma coisa muito linda, não sei pq, mas adoro) ainda deve deixar o luar todo perfumado, não?
    gosto muito de canjica, minha madrinha que já se foi, fazia a canjica mais deliciosa do mundo!
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  43. Camomila amiga o seu dia esta corridinho!!! Mas faca dele um lindo dia, viu...

    Eu to aqui na noite, linda...hahaha agora estou deitada c o tablet na mao e te escrevendo....

    Aqui esta caindo uma chuvinha maravllhosaaaaaa....com os pingos e barulho de chuvaaaa bom demais, pode terminar a minha noite c essa maravilhosa chuva? E vc deve estar aprontando ne??? Uma deliciosa comida, hummm. O que sera em????

    Hj fiz uma galinhada e dessa vez eu acertei, peguei uma receita maravilhosa ...e deu p cazinhar o arroz separado e depois ajunta com o frango e mais agua...ficou uma delicia e o pessoal aqui aprovaram...que maneira legal q a pessoa ensinou...mas antes ou ficava papa e grudento demais ou o arroz duro...

    Bom to sem sono mas vou parar por aqui...

    Lindooo dia!!!

    Rose jp

    ResponderExcluir
  44. Oi flor do campo!! Você tem tempo de ler tanto comentário? É isso que dá só postar coisas lindas!! Estou a "todo vapor", minha coluna tá até reclamando de tanto costurar!... Mas, é muito bom ter o que fazer, sempre. Você adivinhou! Vou fazer canjica esse fim de semana que minha filha tá no meu pé! Sua cozinha é clara, cheia de luz! Sua ideia da colher de pau foi sensacional, tudo à mão, com graça e um charme a mais. Você é um doce, viu? Torna pequenos detalhes em coisas tão especiais! Nem estou conseguindo blogar, e mesmo com toda essa correria, ainda vou arranjar um tempinho (talvez da meia noite às 5 da manhã) pra fazer um curso que quero muuuito, mas isso é surpresa!! Depois eu conto! Beijo grandão! Vy

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito das dicas, dos pensamentos, da última foto da taça de canjica, um charme! FELIZ DIA DAS MÃES, bjs

    ResponderExcluir
  46. Ah que lindo ficou! Vou falar pro Adro colocar uma colher uma pra mim...
    Passo bem rapidinho pra deixar um beijo e saudades...
    Volto depois.
    Beijos cunhada
    Canela

    ResponderExcluir
  47. Camomila , adorei sua colher de pau com as ervas penduradas ( parabéns tb ao marido que a ajudou... ) .
    E essa canjica nesse friozinho é muito bom ... adoro !!

    Beijoss , ...menina de pensamentos lindos ... !!

    ResponderExcluir
  48. Olá querida,
    Essa colher com os temperos ficou linda.
    Também fiz canjica esse final de semana, muito bom.
    A receita da sardela já foi para o meu caderninho.

    Beijo Grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  49. Ola querida..adorei a ideia..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderExcluir
  50. Muito legal a ideia da colher de pau! A cozinha fica charmosa e aromatizada com as ervas.
    Menina, meu marido adora canjica. Vou copiar sua receita. Todas as vezes que ele faz, fica dura!
    Valeu.
    Amei os pensamentos... Romantismo é tudo de bom, né?
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  51. Eu gosto tanto desse cantinho!!!!!Tanto!!!!!
    Vc moram no meu coração

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  52. Meninaaaa... que ótima ideia a da colher de pau!
    Tô precisando de um porta chaves de parede, e acho que vc me inspirou... ehhhh!!
    Se eu fizer mesmo, te falo depois!
    Canjica... amoooooo!
    Bjks

    ResponderExcluir
  53. Oi Ca, suas dicas são preciosas, amei...casquinha de frutas para o chá heim...delícia...rs...fiquem com Deus, vou aguardar Alecrim, quanto a cobertura de maracujá fiz de manteiga com geléia para saborizar, não sei o nome do bico que usei...hoje comprei um bem diferente, vou usar no dia das mães...beijinhos

    ResponderExcluir
  54. menina vc tem sempre cada dica mais bonita uiui gostei mt bjs

    ResponderExcluir
  55. Olá estou encantada com seu blog e tudo que tem nele, já passeei bastante me deliciando com as postagens que são lindas. beijos!!
    Merielen Silveira

    ResponderExcluir
  56. Ah! Já anotei a dica da colher de pau para quando minha cozinha estiver pronta, ficou muito charmosa na parede clarinha, gosto do tom da madeira, perfeita assim ao natural.
    A canjica ou mungunzá como e chama lá no nordeste é bom de qualquer jeito.
    Beijos boa noite

    ResponderExcluir
  57. Uau!! Essa canjica deu água na boca e essa idéia da colher de pau vou botar em prática lá na chacrinha...amei!
    Beijos e uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  58. Querida Amiga,
    ADOREI o seu porta ervas!!! Achei super criativo e LINDO!!! Parabéns!!!
    Hoje você me matou de tanta vontade de comer "Canjica"... ADORO!!! Minha sobremesa preferida... Hummm!!! Adoraria provar...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  59. O MINHA LINDA, AMEI SUA COLHER DE TEMPEROS!!UM CHARME!!EU ADORO CANJICA, NÃO SEI FAZER,MINHA SOGRA SEMPRE FAZ NA SEMANA SANTA E EU COMO...AGORA JÁ APRENDI!!BJS!!

    ResponderExcluir
  60. CamomilaRosa, que ideia linda a da colher de temperos! To pensando em modificar minha cozinha... já tenho que preparar um cantinho para uma colher assim ;)
    Sobre canjica, no inverno passado fiz pela primeira vez... e pediram repeteco logo em seguida... rs. Hummm... Uma das muitas coisas boas do inverno, não é mesmo?
    Carinho da
    Jussara

    ResponderExcluir
  61. Querida CamomilaRosa,

    Dei uma volta por seu lindo cantinho e estou encantada com tudo que você postou...tenho estado muito ocupada,com visitas em casa,não me sobrando tempo para visitar os amigos.Então,cada noite depois que todos dormem,visito alguns.Adorei a sua ideia da colher de pau como porta ervas...linda,linda.A receita de canjica me fez salivar,a postagem sobre os oito anos de esu filhote,uma ternura só e a blogagem sobre as cores,uma maravilha.Ah,e o chá de maçã,me fez ficar com vontade de ir para a cozinha prepará-lo,só não fui porque o frio está judiando e já estou debaixo do cobertor.

    Amei visitá-la,amiga!!!
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  62. Acabei de conhecer o blog e tô bege com a criatividade da colher! Ficou uma graça! Parabéns!

    ResponderExcluir
  63. Adorei a dica da colher de pau, fica muito prática mesmo!
    Ah eu adoro canjica, a da minha mãe é uma delícia!
    Ótima quinta !
    Beijosss!
    Lu!

    ResponderExcluir
  64. Este blog é uma delícia, no sentido mais amplo da palavra.
    Adorei a ideia da colher de pau. As imagens... que tão lindas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  65. Adorei as dicas! A canjica, então, faz um tempão que não como, deu uma vontade....Obrigada pelo carinho e pela gentileza! Graças a amigos como você que cheguei aos 1000; e é para quem posto e escrevo.... A presença de todos vocês me inspira e alegra! Uma quinta-feira abençoada! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  66. Adorei a idéia da colher de pau, ficou um charme .....:D
    Comi muita canjica na minha última gravidez....relembrei muitas coisas....
    É sempre bom passar por aqui e ver seus mimos, gosto muito viu?]
    bjs
    E Ótimo dia das maes pra todas vocês, amanhã cedinho tô indo visitar minha avozinha no PR, que esta adoentada, minha mãe está lá já tem uns 15 dias... então resolvi ir passar com elas e vou levar meu filhão, e 4gerações juntas... vai ser muito bom!
    bjs no coração de vocês!

    ResponderExcluir
  67. gracias! no sabía que era la canjica.
    se faz com milho branco? duro?
    fica boa fría tambem?
    salud!
    y buena vida...
    f

    ResponderExcluir
  68. Olá amiga!
    Vim pelo "Mosaico".
    Adorei tua idéia da colher de pau,ficou muito legal.
    Menina! Fiquei com água na boca por essa canjica,vou ter que copiar a receita e fazer.rsrsrs
    Estou no Mosaico com o nome "Onde colocar os pratos(PAP)"
    Beijos!
    Elisa

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...