sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bolo de Laranja, Inhame e outras coisinhas...


Hoje tem umas coisinhas gostosas...
Bolo de Laranja com casca da Vany Paulino! Entrem no Blog dela e vejam a receita hiper fácil que ela mostrou no começo do mês, vale a pena passear por lá...


Confesso que meu bolo ficou meio diferente da foto do bolo da Vany...o meu não ficou tão sequinho, mas eu tirei um pouquinho da casca...acho que foi isso!
Por cima do bolo, geléia de laranja...



Fiz ontem de manhã pão de queijo para as crianças pequenas e grandes...


 A receita é a mesma do BISCOITO, apenas acrescento queijo parmesão ralado e faço bolinhas.
Fica super sequinho...muito bom gentem e rápido de fazer!
Reparem no vidro atrás com galho de alecrim...ele soltou raízes e está pronto para plantar


Antes de começar a receita...ligue o forno!!!
Ingredientes:
1/2 kilo de polvilho azedo
100ml de água
100ml de óleo
1 colher sopa (rasa) de sal
1 copo americano de leite
2 ovos

Preparo:
Coloque o polvilho numa tigela grande.
Ferva a água, o óleo e o sal, jogue no polvilho (isso se chama escaldar o polvilho), misture bem até formar uma farofa, vá desfazendo os gruminhos maiores com as mãos, deixe esfriar um pouco.
Acrescente os ovos já batidinhos (mas espere a massa esfriar um pouco), e vá colocando o leite aos poucos até a mistura ficar homogênea, pegajosa, mas não dura.

Depois e só colocar o queijo de sua preferência, misturar, ir pegando a massa com a colher e colocando na assadeira em forma de bolinhas!


  

O alecrim depois de 15 dias na água está com as raízes no ponto de ir para o vaso e formar um novo pé! Adoro!


E este peludinho é o Inhame...
Comemos muito ele aqui em casa, junto com a batata no purê...cozido na carne de panela, na sopa, creme, etc...
O inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e evita a dengue!
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. 


Eu conheci o Inhame lendo as matérias da Sonia Hirsch na revista Bons Fluídos...

E isso faz tempão... no Blog dela existem várias receitas!
E como diria ela...fica a dica...
"Boa apetite e inhame, inhame..."


E aqui em casa, o quintal se prepara para o inverno, folhas caem...algumas plantas estão começando dormir e outras a florir...
E vejam...uma Chica!!!


Só que essa Chica joaninha se camufla na hortência!


Desejo a todos um final de semana de céu azul, com lindos olhares de outono e muito amor!
CamomilaRosa

63 comentários:

  1. rsss...até a chica por aí? E ela sabe que adoro hortências!! Lindo bolo,bolinhos de queijo e teu menino na foto!! beijos,tudo de bom e dá-lhe inhame então...Faz bem!! Ótimo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de agradecer o carinho!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bolo de laranja me lembra pré-adolescência Eu morava em um prédio onde td mundo se conhecia, um vivia na casa do outro, se metia na vida do outro, quase uma vila de interior no meio da cidade. No meu aniversários por alguns anos, uma senhora que morava sozinha e cozinha muito bem fazia para mim um torta de laranja, maravilhosa, que lembro sempre, que sinto o cheiro, o carinho, a saudade, da torta e do prédio, da senhora e da pré adolescência.
    Ela não está mais aqui nesse plano, deve fazer torta de laranja e pãozinho de queijo com doce de leite para os anjos.
    Salve Ervelina!
    Salve sue cantinho que tanto me faz bem!
    Salve as hortênsias, as joaninhas, Chica e o final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comi dois S : Nos meus...
      Comi o VA de cozinhava :/
      Foi a gula, vc me deixou com vontade de torta de laranja. Vou revelar um segredo, sou péssima pra fazer bolo, solo até os de caixa.
      Lá vou pelas cafeterias atrás de torta de laranja :)

      Excluir
  4. Hummm Camomila!! antes mesmo de vc escrever já tinha visto o vasinho e que lindoooo!!!! Como pode um vidro reciclado virar um vasinho tão lindo...amei e adorei a da xícara tbm;;;

    Camomila!!! Vi tantos biscoitos q comprei o polvilho e vou fazer...hummm mas com certeza irei fazer tbm o pão de queijo afffff que vontade deu de experimentar....

    E essa maravilha de bolo. hummm amo bolo de laranja mas é um dos bolo que faço muito raramente os filhos n gostam...mas vou fazer viu...e a sua canequinha e a chaleira de agata a eu amooo ela. vi uma vermelha aqui com bolinhas brancas. nossa deu uma vontade de comprar...mas a lojinha é bem carinha...

    Camomila!!! Hj fiz uma faxina minha amiga das bravasssss....affff...limpei todinha a parte de baixo acredita....limpei as paredes o trabalhão até a do banheiro...nossa cansei hoje...mas me senti tão renovada...sei lá algo acontece sabe...até a gente fica renovada....e tbm menina, encerei a casa toda....mas valeu todo trabalho, fui recompensada.....meus olhos estão amando a minha casinha cheirosa e limpa.;....

    Sai p buscar o marido e passei numa loja, comprei um tapetinho de cozinha e uma manta p colcor encima do sofa,,,,a vejo as meninas fazendo...lindas...mas ainda n tenho paciencia de montar uma não quem sabe um dia....ela parece retalhos,,,semana que vem vou postar...e rosa claro...sei lá Camomila minha sala é tda marron....tenho visto cada casinha com sofá e mantas rosinha...q me deu vontadeeee....

    e aproveitei e comprei uns tecidos....vamos ver o q farei....vi uma necessarie,,, e nao achei dificil de fazer não vamos ver se faço;;;

    ontem terminei as outras, e acertei ainda bem...super facil eu q nao entendi nada qdo li...kkk

    bom amiga escrevi demais ...

    bjinhos rose

    ResponderExcluir
  5. liga o forno a qtos graus vc sabe e minutos...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de post, não sei nem por onde começar.
    O bolo está lindo, gostei muito quando fiz.
    A mesa está linda, impecável com este lindo bule e xícaras e o pão de queijo sempre uma delícia.
    Eu também faço uso de inhame, em várias receitas, já fiz até ralado como salada (não vou dizer que gostei não).
    Quanto às flores, lindas! principalmente com este lindo rapazinho a cuidá-las.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Quanta coisa gostoso, ficou tudo perfeito. Vejo sempre inhame no supermercado, mas nunca comprei, qualquer dia vou provar.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. UAU.....QUE POST MAIS LINDOOOOO!
    O SEU POST FICOU RICO, LINDO E SABOROSO, BOM DEMAIS
    TERMINAR A SEMANA COM ESTAS IMAGENS!

    BOM FINAL DE SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo!! E com certeza gostoso também!!
    Ótima sexta!!
    Beijos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Você mora numa chácara? Tudo aí é muito lindo, até sua comida parece ser mais gostosa.
    Adoro um pão de queijo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia minhas ervinhas do bem, como estão?

    Que delicinha esse bolo? Eu querooooo kkk ainda mais com esse friozinho, acompanhando de um bom chá... Nossa, é tudo de bom:D

    O bule e as canequinhas retrô foram o must.
    Obtigada por tanta coisa bonita e feliz que vocês nos oferecem.

    Besitos de carinho

    ResponderExcluir
  12. Que bom que vc fez, ele está muito bonito e com o complemento de geleia de laranja deve ter ficado maravilhoso!
    Aqui gostamos de comer batata frita na manteiga com alecrim, o cheiro e o sabor um espetáculo!!
    Parece muito bom o biscoito vou tentar fazê-lo, o inhame aqui é bem diferente desse ai, é bem mais comprido tb gostamos de comer como purê,bjos e obg por me citar!!

    ResponderExcluir
  13. Camomila quanta comida gostosa ,faz muito tempo que eu não como inhame é muito bom,que lindo o seu filho com as flores,bom final de semana para vocês beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa que carinha linda ficou seu bolo.....amei!!! Com um café então...

    ResponderExcluir
  15. Quanta delícia!
    hj é dia 25 de maio, dia da costureira!
    feliz dia pra todas nós que amamos costurar!
    bjs
    Fats

    ResponderExcluir
  16. Olá Camomila !!
    Tudo por aqui é lindo e gostoso :o bolo com essa geléia , esse pão de queijo , hummm...!!
    Adoro suas dicas e vou procurar na feira pelo inhame .
    Eu tenho um pezinho de alecrim que está num vaso pequeno e vou tirar um galhinho e pôr dentro da água para enraizar também ...

    Já terminei os panôs e postei ... uma aventura fazê-los ...!

    Beijoss , flor ,e igualmente um lindo fim de semana !!! ...adoro hortências...

    ResponderExcluir
  17. Hummmm...quantas coisas deliciosas...
    Esse bolo com geléia parece divino!!
    Os pãezinhos de queijo...quam não ama??
    Ainda mais assim, caseiros...
    Adorei ver a Chica na hortência, rsrsrsrsrs.
    Tudo lindo!! E gostei muito da dica do alecrim.
    Pretendo fazer uma hortinha de temperos lá em casa!

    Beijinhos, querida!!♥

    ResponderExcluir
  18. Hummm quanta coisa boa juntas, estou aqui a comer com os olhos essas delicias.
    E esse pricepizinho que foofo.
    Bjs e um lindo findi semana

    ResponderExcluir
  19. Oi Camomila,
    A postagem de hoje está bem inspirada.Muito bonita! A dica do alecrim eu não conhecia, vou fazer.
    Tenha uma excelente fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  20. Camomila, que bolo bonito, vou pegar a receita, inhame adoro na sopa, com esse frio maravilha. Pão de queijo com aquele cafezinho, tudo de bom

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Bolo de laranja é o que mais faço adoramos aqui em casa,adoro passar aqui e ver tantas novidades
    adoro tb o inhame, mas compro só cangelados será que mesmo congelado ele tem as mesmas propriedades?
    mas é uma delicia na sopa derrete na boca humm!! Camomila eu tb tenho um galhinho de alecrim no vidro e esta igual ao seu com raizes..acho tão lindo que fico com dozinha de tirar ele do vidro e plantar.

    bjinhos Su.

    ResponderExcluir
  22. Oi Camomila Rosa!!!
    Que bela receita de pão de queijo e o bolo tbm deve ser delicioso.
    Mas o melhor recita é a de saúde que vc aprendeu com Sonia Hirsch e que euzinha aqui tbm aprendi na mesma revista Bons Fuidos a long time ago!!!!
    Só que este ano negligenciei e estou dengosa...ai, ai. Mas estou melhorando e comendo inhame!!!!
    Tenha um lindo final de semana e suas almofadas e fofurices firam divinamente lindas.
    Ah, e o pijama, vc vai tirar de letra! Guarde o molde..é fundamental.
    Bjos dengosos.
    ;)

    ResponderExcluir
  23. Que delícia!
    Meu bem já pediu aqui para fazermos no final da tarde,
    vamos comprar os ingredientes que não temos e mãos
    a obra...ai que delícia...beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Que delicia tudinho Camomila, a dica do inhame muito importante, e as hortencias eu amo, tenho uma aqui que quase não desenvolve, a tua está linda. Bom find! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. Lindo bolo amiga e com esse doce por cima Hummmm uma delicia, belas imagens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Delicia de bolo, lindos os pãezinhos de queijo...e o inhame, me fez lembrar que estou com alguns na geladeira e tenho que fazer rsrsrs...lindinha a Chica rsrsr
    Doce final de semana amiga, sempre bom demais passar por aqui, tem sabor de aconchego, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  27. Que maravilhas do inicio ao fim, amei tudinho, mas me apaixonei pelo bule e as canecas esmaltadas verdes,que espetáculo. bjos querida, seus posts são um convite ao viver bem e com qualidade.

    ResponderExcluir
  28. Que belo bolinho:) não imagina o quanto adoro o aromo do alecrim..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  29. Camomila,
    Como sempre suas postagens são show.
    Tudo lindo. Gostoso de ver e ler.
    O bolo já conheço, realmente delicioso.
    Agora o pão de queijo/biscoito vou experimentar, Com certeza, todos gostaremos mto.
    Bjs e uma semana abençoada para vc e sua família.
    Regina

    ResponderExcluir
  30. Nossa, que blog mais fofo...amei... vim te conhecer, me apaixonei e já fiquei... Post delicioso de ler e ver... ótima dica...
    Se tiver um tempinho venha conhecer minha cozinha...será muito bem vinda...
    Bjs
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Hummmmmmm.. Delicioso! menina, estou com o povilho aqui esperando para ser transformado nessa delicia.. Mas os meus dias tem sido de uma correria so.. Mas dessa semana não passa! rsrsrsrsrs

    Bjuuu
    Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  32. Que delícia garotas, sigo de tudo as imagens as receitinhas, as dicas como a do alecrim... e agora sim já enviei a solicitação de amizade lá no Facebook.
    Um grande beijo em todos e um lindo final de semana friozinho rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. Camomila ,hoje está cheio de gostosuras eu adoro laranja e tudo que se pode fazer com ela ,eesta do inhame eu não sabia e nem do alegrin então é gostosuras e aprendizagem ,como sempre é muito bom vim aqui bjs querida eum ótimo fim de semana pra você também

    ResponderExcluir
  34. Nossa nossa nossa!!! que tudo lindo e saboroso demais por aqui, Camomila!!! e como voce cresceu! voce merece, linda!! a energia que emana daqui é fabulosa!!!!! bom demais estar de volta (pra sempre - hahaha!) e estar por aqui, querida!

    beijos com muito carinho!!

    ResponderExcluir
  35. Delícia, delícia, delícia!

    Vou fazer este pão de queijo e dar-te os créditos!

    bjbj

    ResponderExcluir
  36. Oii meninas tudo bem???
    Esse Pão de queijo vou fazer amanhã com certeza!!!
    Vim conhecer o seu blog e já vou ficando!!!
    SEGUINDO e adorando tudinho que vi!!!

    Beijos e espero que possam me visitar tbm!!!
    Cris Avolio

    http://crisavolio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Hmmmmmmmmm tudo gostoso em teu post!
    O bolo, o pão de queijo, o alecrim.
    E a Chica dá um show a parte! rsrsrsr
    Ah! não esquece: madrinha!!! rsrsrsr

    Beijos e abraços a todos
    Canela

    ResponderExcluir
  38. Nossa que foto deliciiiiioooosaaa. Quase entrei dentro do not pra comer, pois fiquei com água na boca.
    A foto do bolo é linda d+, hummm ainda tem pão de queijo?? Adoro!
    E fui lá no blog que indicaste, pois não conhecia as propriedades do Inhame.

    Beijão e ótimo fim de semana,

    ResponderExcluir
  39. Queridas amigas,
    Quantas DELÍCIAS, heim??? Tudo tão caprichado que me deixou com água na boca... O bolo de laranja está uma verdadeira TORTURA!!! Parece DELICIOSO D+++!!!
    Adorei também as fotos MARAVILHOSAS!!! Parabéns!!!
    Grande beijo e um final de semana cheio de coisas boas...
    Irene

    ResponderExcluir
  40. Olá CamomilaRoda e Alecrim, tudo bem?

    Nossa quanta coisa deliciosa, a começar por esse bolo lindo. E o pão de queijo, que delícia.

    Adorei o bule verde e as xícaras. E o seu filhinho com aquela linda hortensia, parece

    aquelas fotos de folhinhas antigas, muito lindo ele.

    Te desejo também um lindo fim de semana com a família.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  41. Oi, Camomila!
    Faltam poucos dias!... :)
    Bem, é tanta coisa para se deliciar... Começo pelo bolo. Gosto de tudo que leva laranja e com geleia dessa fruta sobre o bolo, huumm! E esse bule com xícaras esmaltados? Menina, que lindo e remete à infância!
    O pão de queijo (vi que é bem fácil de fazer. Vou anotar sua receita), com um cafezinho da hora é muito gostoso. Gosto de usar alecrim para temperar frango. Fica delicioso. Só que sua amiga aqui não cultiva... Compro no mercado! :) E pior é que tem lugar certo para a horta. Mas cadê tempo prá isso?!
    Fiquei surpresa com as propriedades do inhame. Desconhecia totalmente. Meu marido vai amar saber disso, mas eu confesso que faço cara feira para esse tubérculo!
    Amiga, as flores estão lindas demais e a Chiquinha, um encanto.
    Em resumo: nessa casa gostosa que eu amo visitar só tem coisas lindas, gostosas e alto astral! É bom demais!
    Você viu, né? Deixei as meninas curiosas com as minhas artes! Agorinha terminei de aplicar base no vasão. Gastei quase um pote, pois a superfície de argila absorve demais... Amanhã aplico a tinta.
    Os tecidinhos são lindos, né? Fui comprando e guardando. Agora vou transformá-los em almofadas coloridas e alegres. Tomara que eu consiga! Não vão ficar lindas como as suas, mas acho que vou conseguir o efeito decorativo e descontraído que pretendo!
    Vou passar o ferro em todos e começar a montar as combinações. Amanhã preciso comprar alguns materiais. Talvez consiga aprontar uma ou duas nesse final de semana, vamos ver!
    Lili comeu um pouco melhor hoje. Temos fé que Deus está cuidando dela e os médicos vão ter que descobrir o que está provocando a entrada de líquidos no abdômen.
    Desejo a todos dessa casa abençoada um excelente final de semana.
    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  42. Quanta coisa boa...

    Te confesso que tenho um caderno que anoto algumas receitas, e as do seu blog eu sempre anoto.

    Não sou muito fã de cozinha... mas quem sabe um dia eu faça essas delícias.

    Enquanto eu não faço, peço para mamãe fazer.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Olá meninas! Camomila, que imagem pra iniciar este post, hein? Deu água na boca!!!
    Bolo de laranja com raspinhas da casca por cima e na massa é um negócio delicioso....rrss...e a geléia....ai...que maldade, hein?
    Vou fazer, claro! Obrigada por compartilhar essa delícia!
    Olha, sei que o inhame também é muito bom para aliviar os sintomas da TPM e que ele é excelente para mulheres que estão na Menopausa. Um ginecologista disse para uma amiga minha.
    Bjos e feliz final de semana!:D

    http://baudaarteira.blogspot.com/
    :)

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Nossa estou com água na boca, e olha que passei a tarde comendo.rsrr
    Tenha um fim de semana maravilhoso.
    Kátima.

    ResponderExcluir
  45. Camomila senti o cheirinho do bolo aki! Que delícia!!! Nunca comi inhame, acredita?
    Vou comprar e tentar fazer como vc faz...
    Ótimo fim de semana.
    Bjos. Andressa

    ResponderExcluir
  46. Querida Camomila Rosa
    Adorei as receitas, deliciosas.
    Mas quem roubou a cena do post foi a foto de seu lindo filho, ficou simplesmente maravilhosa.
    Tenha um lindo final de semana em família.
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  47. Este blog é pura inspiração...não tenho palavras para tantas coisas lindas...que bom que ainda existe no mundo pessoas confiáveis e de bom coração...parabéns e muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  48. Tudo perfeitinho Camomila
    Adorei as receitas , as dicas do inhame, o filhote que vem sempre enfeitando com graça , uma poesia esse blog.
    me amarro vir aqui , é delicioso. e fiquei com vontade botar um galinho de alecrim pra ver brotar.
    beijinhos , bom fim de semana

    ResponderExcluir
  49. Delicia de bolo e o pão de queijo parece maravilhoso.Aqui em casa quase não comemos inhame mas não sabia de tantas qualidades,vale a pena incluir no cardapio.Parabéns pelo blog lindo as fotos são show.Beijooos Lu

    ResponderExcluir
  50. HUM...BOLO BOM!!NUNCA COMI INHAME...VOU PROVAR!AMEI A CHICA!!BJS!!

    ResponderExcluir
  51. Olá gurias Rosa e Alecrim, boooooooooom dia. Passando para desejar a vocês um excelente final de semana e dizer que esse bolo de laranja com casca deve ser tudo de bom... pelo menos é o que parece pela foto. Esse cantinho de vocês continua cada dia mais lindo e gostoso. Um grande beijo, fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  52. Nossa adivinhou meu pensamento! Hoje vou fazer um bolo de laranja... vou correndo no blog para copiar a receita! Que delícia e com geléia ainda fica melhor! Adoro!!!

    Bjss e um maravilhoso final de semana!

    http://toutlamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Olá

    O blog 3 fases da lua estará completando 1 ano de existência.

    Depois de pensar muito resolvemos comemorar junto com vocês.

    Vocês farão a edição do blog.

    Mande fotos de vocês ou do blog, vou fazer um vídeo para poder postar.

    Os selinhos ja foi dado de presente pelo blog Natureza da Lua Negra da nossa amiga Lua e será postado no dia. O texto será escrito pela nossa amiga Simone do blog Borboleta Cinza.

    Vamos fazer uma colagem com o que eu receber de vocês.

    Selinhos serão sempre bem vindos

    Enviar para: selmanascimento09@hotmail.com

    Obrigada a todos.

    Selma

    obs: favor enviar até o dia 29 de maio

    ResponderExcluir
  54. Que belo bolo Camomila, adoro bolode laranja e com essa geléia por cima, ficou de babar. O pão de queijjo me deu fome hehe (inhame inhame hehe) gostei.Não conhecia esse bichinho Chica hehe achei engraçado o nome dela, parece uma zebrinha
    Amiga bom final de semana cheio de boas energias pra ti e sua familia. Bjocas

    ResponderExcluir
  55. Que delícia de bolo!
    Que delícia de pães de queijo... hmmmm!
    AMEI o bule verde + xícaras... lindas demais!!
    É sempre muito bom passar por aqui!
    Bjks
    ^^

    ResponderExcluir
  56. Que deliciaaa!
    O inhame eu já conhecia, minha avó comia muito e ela adorava cará e folha de taiá(esta ultima não sei dizer o nome especifico)...coisas da minha avo
    bjs

    ResponderExcluir
  57. Ai, ai, ai, tive que voltar para comentar sobre essa deliciosa postagem. Que beleza minha amiga, e que bule maravilhoso é esse?!?!?! Tudo divino.

    ResponderExcluir
  58. O bolo ficou lindo, mas adorei mesmo foram as bolinhas :D E com queijo...hum, que delicia!

    ResponderExcluir
  59. adorei tudo o que vi esta perfeito bjs b.d

    ResponderExcluir
  60. Olá Camomila,
    Imagens lindas, receitas maravilhosas.

    Beijo grande e boa semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  61. Tanto o bolo como os biscoitos, têm um aspecto dos Deuses!!!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderExcluir
  62. Amei...cheguei com um café quentinho e já ataquei os pães de queijo...hummm deliciosos.
    Parabéns por este espaço é muito rico em imagens e informações.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...