quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de Limão


Visitando o Blog da Ruby (Meu Canto Minha Prosa), que super recomendo para quem não conhece, me deparei com um delicioso e azedinho bolo de limão.
Anotei a receita e sábado passado fui testar...ficou maravilhoso!


Enquanto marido buscava o pão ali na esquina,  fazia o leite do pequeno e o café ia passando na cafeteira, fui na batedeira misturando os ingredientes...e o café da manhã ganhou aromas cítricos.


Bolo de Limão
(meia receita, para fazer inteira é só dobrar a quantidade de cada item)


100g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (café) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de raspas de limão
1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão



Bater os ovos, a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo.
Acrescente os demais ingredientes e continue batendo até ficar massa homogênea.
Assar em forno médio pré aquecido por mais ou menos 40 minutos, ou faça o teste do palito.


Para cobertura, misture 1/2 xícara de açúcar com 1/3 de xícara de suco de limão.
Desenforme o bolo morno e despeje a cobertura.



(Limões caipiras que Canela Castela ganhou da Roseli Franco e gentilmente dividiu comigo)

Foi um sucesso, fiz a receita na assadeira pequena.
Vale a pena ver as fotos do bolo da RUBY que são muito lindas e espiar as artes, Tildas e a decoração cute do apartamento. Show!


(Pequenos seres no meu gramado)

Um ótimo dia a todas e obrigada pelo carinho nos comentários...eu e Alecrim estamos muito felizes com as amizades! Alecrim não comenta, mas lê tudinho viu!!!
E quem quizer falar com ela é só comentar que ela manda
e-mail, ela tem o e-mail de todos os Blogs!
CamomilaRosa

61 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmm super recomendo tbm!!!
    Sorte que provei este bolo enquanto estava em sua casa.
    Agora anotei a receita e farei aqui com certeza.
    E por aí tudo bem????
    Já com saudades das conversas...
    Beijos de Canela

    ResponderExcluir
  2. Ui, Ui, ui! Bom dia, com um café da manhã maravilhoso! Com um bolo azedinho e fofíssimo!! Vou aí!!! rsrsrs Fiquei com água na boca!! Limão faz a gente ficar assim, né!!
    Um ótimo dia para você e para a linda da Alecrim!!

    ResponderExcluir
  3. O cheirinho do bolo assando deve ser divino!!!
    Amei tds as fotos... lindas!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Camomila deu até vontade de comer as fotos que delícia beijos

    ResponderExcluir
  5. Tem limão minhas antenas ficam de pé. Que bolo mais fofinho parece até um pão de ló, uma nuven de limão. Amei!

    Eli

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade !!Lindas fotos e delícioso esse bolo!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. HUM...GOSTEI! ADOREI SUAS COMPRINHAS , EU TENHO UM GALO-DOS-VENTOS AQUI NO MEU TELHADO DE CASA DA CIDADE, ADORO!BJS!!

    ResponderExcluir
  8. Adoro limão amiga. Todas as receitas com limão, são mais que aprovadíssimas e este teu bolo, está lindo e deve ser maravilhoso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  9. Bolo lindo e me parece muito saboroso,e que fotos maravilhosas!!
    Vou fazer esse bolinho pra minhas queridas amigas que as quartas-feira vem aqui em casa,fazer arteirices,elas vão amar!!
    Minha terça-feira foi ótima viu,obrigada pela visita!!!
    Bjsss^^

    ResponderExcluir
  10. Hummm q delicia de bolo, de pao e esse limao q nao tem por aqui...hummm numa saladinha...aiaiai.

    Camomila nossa nao acredito nesses cogumelinhos nascerem ai no seu quintal q lindinhosssss...hj ao meio dia ai tbm postei uma flor q nasceu aqui no meu quintal....depois vc da uma olhadinha p ver se conhece...

    Bom camomila!!! lindo dia ai p vc..hj o tempo por aqui estava c um aolzinho e fez um lindo dia, so agora a noite q choveu um pouco...

    Ah camomila!!! Qt a porta da entrada do quarto ela da no pe da cama, fiz um post hj mostrando....aquela ali atras sai p a varanda, mas n estou usando, uso a outra porta ao lado...

    Mas valeu a dica adorei viu!!!!

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  11. Hummm!!!
    Um dia com cheirinho de limão com mel, gostinho de massa de bolo e aconheço de colo bom.

    ResponderExcluir
  12. HUMMMMMMMMM!
    QUE DELÍCIA CAMOMILLA! VOU FAZER SIM ESSA RECEITINHA DELICIOSA!
    BJOS E OBRIGADA PELA VISITA NO CANTINHO DA VOVÓ MARIA E NO GOSTO CAIPIRA,VC SEMPRE É MUITO BEM VINDA QUERIDA!

    ResponderExcluir
  13. HUmm!!
    Deve ter ficado uma delícia.
    Adorei a foto dos limões.
    Beijos,Kátima.

    ResponderExcluir
  14. CAMOMILA QUERIDA,
    O SEU CANTINHO É BOM DEMAIS, AMO VIR AQUI!
    O BOLO FICOU LINDO E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  15. Este bolinho de limão ficou um luxo amiga, lindo e super fofinho adoro....

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Que delicia, acabei de assar um bolo de banana pra um casal amigo, assim que meu esposo saiu pra levar o bolo outra amiga me ligou dizendo que vai passar por aqui hoje a tarde, pronto, resolvi vou fazer este bolo pra recebe-la.
    O seu ficou com uma carinha excelente.
    Bjs......

    ResponderExcluir
  17. recomendo muitissimo
    fiz exatamente a mesma coisa
    rsrsrs
    vi a receita, copiei e testei
    ficou uma delicia
    mas fiz a receita inteira, dobrei os ingredientes
    ficou uma delicia
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Meninas, que delícia!!!
    Fiquei com vontade de provar esse bolinho.
    E o pão não fica atrás... parece tão crocante e convidativo... hummmmmm....

    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir
  19. Hummm....fiquei com água na boca! Amo bolo de limão, esse parece que fica mega gostoso e essa cobertura...UAU!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  20. Uau! que delícia ver o bolinho de limão aqui no seu blog! Parece ter ficado maravilhoso!
    Obrigada pelo carinho viu?
    Bjo =)

    ResponderExcluir
  21. Que delícia de receita!
    Amo bolos e tortas de limão!

    Adorei a sugestão!

    Uma doce tarde para ti!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá queridas!
    Hum... tive que copiar esta receita, vou ter que fazer!!!
    Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho!
    Bjo, Ana Carla

    ResponderExcluir
  23. Oi Camomila, tinha visto no blog da Ruby e já tinha ficado com vontade...agora vendo aqui, não tem mais jeito, vou ter que fazer...rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Humm q delícia amiga..

    Ameii!


    Beijoquinhas :*
    Ótima 4ª feira ")

    ResponderExcluir
  25. Adoro um bolinho de limão, vai bem a qualquer hora, o teu ficou lindo, bem macio.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Camomila & Alecrim, adoooro essas postagens tipo café da manhã com coisinhas da hora e todo esmero no preparo. Demais tudo isso!

    E esses seres no teu gramado? Sabe que me inspiraram, eles? Talvez eu faça um poema pra eles... fique atenta.

    bjkas pra duas meninas aromáticas!

    ResponderExcluir
  27. Estou retribuindo a sua visita ao meu blog

    http://3fasesdalua.blogspot.com

    estou esperando vcs lá no meu cantinho

    ja estou seguindo vcs

    ResponderExcluir
  28. Olá Camomila e Alecrim....sou louca por tudo que tem limão....Coloco no peixe, salada verde, bolos (gotinhas), enfim, limão é tuuudo de bom. E esse azedinho aí....huuummm ....me deu água na boca, sabia?
    Certamente farei , pois tem limão , né? E aí deve ser o máximo!!!!
    Obrigada por compartilhar esta receita, viu?
    Bjkss...
    htttp://baudaarteira.blogspot.com/
    http://gotasdesimplicidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Menina, não sou fã de limão em doces e bolos, mas devo admitir que esse bolo está maravilhoso: fofo e úmido. Deve ter ficado delicioso.
    Aqui não é o caso, mas onde morava antes, a padaria ficava bem pertinho também e é muito bom ter pão da hora pela manhã!
    Esse post está uma delícia!
    Beijão, amiga e tenha uma quinta-feira abençoada.
    Fiquem com Deus.
    Ju

    ResponderExcluir
  30. Adoro esses bolos com sabor de vida simples...não ha nada melhor
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  31. Menina, você é especial...tomar um café da manhã e ainda ter bolo quentinho? é demais...que Deus te ilumine cada vez mais, protegendo toda esta tua maravilhosa família...beijos!

    ResponderExcluir
  32. Adorei esta receita !
    Quando poder visite o meu blog: http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  33. Hummm que delicia... amei.
    Bjs flor e uma linda noite pra ti.

    ResponderExcluir
  34. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem?

    Esse bolo deve estar uma delícia, tão fofinho, adoro bolo de limão.

    E os cogumelos, lindos de viver.

    As fotos estão lindas como sempre, mais essa dos limões na xícara eu amei.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  35. Olá! Me deu água na boca esse bolo...fala sério! Parece até que sinto o cheiro...hummmm!
    Muito prazer, vim te conhecer e já fiquei!
    Beijinhos da Lú!

    ResponderExcluir
  36. Se o gosto estiver como a foto do bolo,
    deve estar divino.
    Anotei a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Olá Camomila Rosa
    Nossa, que lindas as fotos!
    A do bolo de limão comprova que estava delicioso!
    Beijos com carinho
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  38. Adorei o blog e estarei sempre aqui.O bolo então chega dar água na boca.Beijoos LU

    ResponderExcluir
  39. Querida amiga,
    ARRASOU!!! Que bolo +++LINDO e DELICIOSO!!! Você me matou de tanta vontade de comer (risos)... Fiquei vontade de comer as fotos...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  40. Camomila, que delicia! Fiquei com agua na boca, eu conheço o blog da Ruby ela é um encanto, tenho uma Tilda budista dela, ficou linda.

    Alecrim e Camomila, uma linda noite

    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Hum ficou com uma cara ótima esse bolo. Um beijo e dias doces como este bolo para vocês.

    ResponderExcluir
  42. Camomila adoro bolos cítricos e essa cobertura que vai por cima. O azedinho com o doce do bolo é uma loucura. Ficou lindo, e gulosa como sou, comeria esse pãozinho frânces no café da manhã, e em seguida uma fatia do bolo. Olha só descobri por que não emagreço hehe
    Já que Alecrim, lê tudo então: - Alecrim um grande beijo pra vc querida
    E Camomila adorei esse bolo. Bjocas

    ResponderExcluir
  43. Oi Camomila, que delícia de bolo, gosto muito de bolo de limão.
    Que gracinha aqueles cogumelinhos no seu quintal.
    Olha só eu fiz dois corações, depois dá uma passadinha no meu blog Mimos e Delicadezas e dá uma olhadinha e a sua opinião também. Eu ainda não sei muito bem os pontinhos, pesquisei no youtube, achei um tutorial legal, mas na prática é outra coisa rsrsr, mas até que eles ficaram charmosinhos. Obrigada mais uma vez por me passar o link do molde.
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  44. Adoro fazer bolo desde solteira... aliás, fazia para o meu marido e batia a mão....ótimos tempos, hoje uso o liquidificador qdo. tô com pressa..rsrsrsr adoooooro!
    Este bolo de limão deu água na boca, vou testar a receita e visitar o blog.
    :D
    bjs no coração
    Paty

    ResponderExcluir
  45. OI, queridaaaaaaaaas amigas !!
    Hummmmmm...deu água na bocaaa !! E eu de dieta, pode???? rsrsrs
    A Ruby é uma linda e vcs são uns doces !!!
    Obrigada por compartilhar a receita ! Já anotei!
    Obrigada pela visitinha lá no blog ...vcs são umas fofas !! Adoro!!
    UM beijão
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  46. Ola garotas,
    vinhemos retribuir a visita e conhecer o cantinho de voces...
    é um encanto e a receita parece genial.
    beijocas milllllllll.

    ResponderExcluir
  47. Hummmmmmmm...fiquei com uma vontade de comer esse bolo...
    deve ser maravilhoso!! Vou ter que experimentar!!

    Beijos, amigas!♥

    ResponderExcluir
  48. Hummm, que delícia meninas! Vou fazer com certeza!!!
    Bjs e um bom dia!

    ResponderExcluir
  49. Hummm fiquei com vontade'
    Adorei o seu cantinho!
    Bj
    Patrícia
    www.patpins.com.be

    ResponderExcluir
  50. Hummmm! Aos domingos que é quando eu e maridinho tomamos café juntos eu sempre gosto de fazer um bolo pela manhã..sentir o cheirinho de bolo assando pela casa e a chaleira apitando que a água está pronta para passar o cafezinho!!Vou tentar fazer esta receitinha!!!Fiquei com água na boca!!
    beijos e ótima quinta feira!

    ResponderExcluir
  51. Hum...delicia...tudo com limão me dá água na boca!!
    O cheirinho chegou aqui...

    Estou levando meu pedacinho, risos!! Não resistir!!

    Tenha uma Bela Tarde!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  52. Que delicia adoro bolo de limão! Deu àgua na boca rs,rs

    ResponderExcluir
  53. Que delicia visitar o seu blog, quase dá pra sentir o cheirinho de casa de mãe com bolo fresquinho saindo do forno o final de semana todo... Ainda bem que nesse eu mato a saudade, hehehe...

    beijinhus, May


    baonilha.blogspot.com
    bemcasadodebaonilha.blogspot.com
    @baonilha

    ResponderExcluir
  54. anapimentel2010@gmail.com5 de maio de 2012 às 16:55

    nooooos-sa que lindo esse bolo,muito bom pra comer nessas manhães fresquinhas que estao chegando.Camomila,parabens pelo seu gramado,muito bom pra fazer um piquenique.
    bjos. e yudo de melhor pra vc e Alecrim

    ResponderExcluir
  55. Olá flores... Primeiro queria dizer que amei o nome do blog, essa união de irmãs e pai e mãe é muito lindo de se ver e ler, tbm amo minhas irmãs e meus pais, somos muito unidos, e... quanta coisa linda e gostosa de se ver e fazer nesse blog, to a há horas por aqui e confesso, sem nenhuma pressa de ir embora. Amei tudo que ví e voltarei sempre. Um grande beijo e tenham uma semana iluminada e feliz
    Carla
    http://jeitofelizdeser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Vim aqui buscar a receita do bolo de limão que me encheu de água na boca assim que vi lá na revista!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  57. Olá!!!! Adoro esse bolo, já fiz várias vezes e é sempre um sucesso!!!

    ResponderExcluir
  58. Esse bolo fica com a superfície bem clarinha ?
    Já tentei algumas vezes e sempre fica bem claro.
    Ou será que estou fazendo algo errado?

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...