quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bala de coco caseira...bem caseira!


Foi meio sem querer sabe...
Em meio a algumas revistas de artesanato, achei uma antiga "Faça com Malu" e nela a receita que minha mãe fazia quando eu era adolescente lá em Minas...Bala de Coco.
Mamãe Alfazema colocava eu e minha irmã para ajudar a puxar a bala e a gente se divertia com o estica e puxa e ia experimentando antes mesmo de ficar pronta...


As regras eram, mãos bem limpas e nada de anel nos dedos.
Liguei para Mamãe Alfazema e disse:
"Vou fazer mãe, será que acerto o ponto!!!"
E ela por telefone foi realista:
"Xiii...faz tanto tempo, bom...se errar no ponto, perde 1 kg de açúcar, mas manda ver e me trás um pouquinho!"

Descobri com isso que tenho boa memória...ou que prestava muita atenção no que ela fazia...pois acertei tudo direitinho!

  

Em uma panela grande coleque 1 vidro de leite de coco de 200ml, a mesma medida de água e 1 kg de açúcar.

  

Depois me lembrei que mamãe Alfazema acrescentava 1 colher de vinagre (que não estava na receita da revista).
Misture super bem, coloque em fogo de boca normal, não pode ser aquela boca grande, senão vai espumar e transbordar. E depois que começar a ferver não mexe mais.

  

Acho que meia hora depois, comecei a tirar com uma colher um pouquinho do doce e colcar na água fria para ver o ponto....e o ponto é esse da foto, quando ela fica tipo puxa puxa nas mãos.
Então joguei no granito untado com margarina.

 

Ainda quente (mas suportável), com as mãos untadas de margarina, fui pegando das beiradas e puxando...fiz em duas partes...estica e puxa...estica e puxa...estica e puxa e depois de um tempo ela vai ficando mais firme e de cor pérola.
Quando estiver bem mais dura de puxar e bem pérola, quase branca, então você estica na mesa ou na pedra e corta.
  


Deixa endurecer por uns minutos e ela está pronta...
E olha, me surpreendi...foi muito fácil e rápido e rende muito!!!


Comemos bastante e ainda rendeu um vidro cheio!
E  hoje de noite levo para Campos do Jordão para a alegria de Mamãe Alfazema, que adora essa bala!


Espero que vocês tenham gostado da ideia...e tentem fazer, depois vocês me contam!


Quero desejar uma ótima quinta e sexta-feira e no sábado tem assunto de Páscoa por aqui, claro!
Boas energias a todos e um feriado tranquilo e de paz!
E para quem vai pegar a estrada como nós, muito cuidado!!!
CamomilaRosa

72 comentários:

  1. Oi, lindas!

    Seu post me lembrou de quando meus filhos eram pequenos. Aqui na Dinamarca se faz bastante bala caseira. Há um parque de diversãoes ( há uma infinidade neste país...) que se chama: Bonbon- Land e lá os pequenos podem acompanhar todo o processo de fazer as balas. Lembro que puxavam a massa assim como na imagem acima. Depois, as crianças comiam a balinha ainda quente... e nós adultos também!

    Amo as imagens, meninas.
    Muito boas!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ahhh cunhada, me lembrei de minha bisavó Maria que sempre fazia esta bala quando de ferias em sua casa!
    Que saudades, até senti o sabor agora.
    Eu ficava em cima dela pra comer a bala quando ainda era esticada, grudava tudo em meu dente...rsrsrsr
    E o vinagre ela colocava tbm pra dar brilho.
    Oooo saudade.
    Ficaram lindas, mas não vou me aventurar a fazer não.
    Medo de errar, porque como ela dizia: se não esticar e puxar BEM enquanto ainda estiver quente ela açucara!!

    Boa viagem pra voces vão com Deus e até a volta.

    Beijos grandes

    ResponderExcluir
  3. Ok beijos! Até a volta!
    Não vejo a hora de ir pra sua casa!!!
    ;**

    ResponderExcluir
  4. Menina, vc me lembrou de minha infância e dos meus aniversários. Só faziam esta bala em casa uma vez por ano, era sempre no meu aniversário. Quem fazia era uma amiga de minha mãe, a Antonieta, fazia no dia anterior e eu só ficava de butuca esperando, não podia mexer.
    Que vontade desta bala!
    Beijos 1000 e uma ótima 5ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Q doçura!

    Adoro coco, nem deve ser pq sou baiana né?...rsrs
    Amo cocada. Vc faz? Gosta? Quer receitinhas?

    Uma páscoa doce como doce de batata doce pra vcs!

    Paz, bem e mtas nutellas :)

    ResponderExcluir
  6. Camomila!!!! Nossa amiga nem fazia ideia de como se fazia bola de coco!!! Nossa que delicia, so de ver deu vontade de comer...

    Ain camomila que delicia ir viajar que gostoso!!! Feliz pascoa p vc e boa viagem!!!!!!

    Aproveite bastante e tire fotos de la...

    Bjinhos e lindo dia p vc.

    Rose jp

    ResponderExcluir
  7. Ai que delicia
    vou tentar fazer
    tenho um formigão em casa
    rsrsrsr
    ótimo feriado e boa viajem
    bj
    http://costurinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!!Que legal, tinha uma amiga bem senhora que me ensinou a fazer, não é tão simples assim tem que saber o ponto certinho se não... não vira balinha e as suas ficarma perfeitas!!!
    Ja faz um tempiho que leio as suas postagem, gosto do seu blog!!
    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia deu vontade de fazer bala coco,boa viagem e feliz pascoa beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de comer, tenho grande prazer e agradeço tanto quando tem algo que não agrada meu paladar e a bala de coco é uma delas. Acho linda, cheirosa, mas não desce, já ganhei daquelas geladas e comi um pedaço só para agradar a senhorinha que me deu, o resto fez a alegria da família.
    Muito melhor bala de coco caseira nas festas de aniversário do que aquelas compradas, né?
    Menina prendada, tenha uma ótima quinta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. AAhh! A mamãe Alfazema vai ficar duplamente feliz! Se lambuzar com as balas de-li-ci-o-sas e com o carinho da filhota querida!!! Que orgulho, sua mãe irá sentir! Suas balas ficaram lindas! E no seu PAP, parece super fácil de fazer. Confesso que eu nunca fiz, por achar muito complicado e já pensar:"Ah, não vai dar certo". Mas suas mãos de fada, mostraram o contrário. Só fiquei com uma dúvida: o vidro de leite de coco é de 200ml, ou aquele maior? Depois você me conta. Um excelente feriado, com muita alegria e boa viagem!!! Beijãozão, Laine.

    ResponderExcluir
  12. Minha vozinha fazia essas balas quando eu era pequena. A cara da minha infância! Mas acredita que ninguém da familia faz porque ela não ensinava para ninguém. Me diz uma coisa, esse vidrinho de leite de coco é dos pequenos ou dos grandes? Essa é minha grande dúvida.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Obrigada!!! Agora sim vou tentar fazer qualquer dia essa bala que me lembra minha vozinha!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Que delíciaaa

    Amo bala de coco :))

    Beijo*

    ResponderExcluir
  15. Humm! Que delícia, lembrei da minha infância e das festinhas de aniversário em casa que não podiam faltar bala de coco!!
    Tenho certeza que a mamãe Alfazema vai adorar!
    Grande beijo bom feriado!
    Carol

    ResponderExcluir
  16. Adooooooooooro essa balinha!!! Que legal e tu és prendada mesmo! beijos,INTÉ!! chica

    ResponderExcluir
  17. Adorei as balas!!!!
    A minha mãe adora, obrigada por ensinar o passo a passo.

    Um beijo grande no coração e vamos maneirar no chocolate né?

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  18. Que delicia, eu amo bala de coco!
    E que maravilha mamãe morar em Campos hein!
    Acho uma cidade deliciosa
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Lindas!! Aqui no Rio são poucas pessoas que fazem direito! Eu ainda não tomei coragem para fazer em casa, é uma das coisas que está em minha lista de por fazer há anos...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Para tudo!!!!
    Sou apaixonada com estas balas, mas tinha medo so de ver a receita hehehe, pois todos dizem que e dificilima de fazer,mas vendo vc fazer me animei.
    Ja vou comprar um saquinho de 1kg de acucar pra tentar, quero dizer faze, pois vou conseguir.
    Bjs amei a receita e o tutorial.
    Bjs e boa estadia com sua mamae Alfazema e mana Alecrim.
    Bjs e Feliz Pascoa.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida deu agua na boca só de ver você fazendo !!!!!!
    Espero a sua visitinha !!!!
    Beijokas e Boa Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  22. Não conheço mas pelo aspecto que demosntra deve ser bem guloso!

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que deliciaaaaaa
    tem gosto de infancia, casa na arvore, banho de cahoeira
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  24. Camomila sou apaixonada por essas balas, mas nunca tive coragem de fazer, uma por desperdiçar a receita, se der errado e outra por medo de me queimar, já ouvi muitas baleiras reclamando de queimaduras, mas o seu Pap parece tão facil, tão leve, que deu vontade heheh. Vou ver se crio coragem. As suas ficaram perfeitas e lindas, sua mãe com certeza vai amar. Bjos querida, uma linda e abençoada Páscoa pra vc,pra Alecrim, a mamãe Alfazema e toda a familia.

    ResponderExcluir
  25. Minha amiga... eu cortei muitas e muitas balas dessas... minha mãe, há bons anos atrás, fazia balas e vendia. A parte mais difícil é sem dúvida puxar as balas, ter que lidar com a massa quente. Não é para todo mundo... minha mãe ficava com imensas bolhas nas mãos... Quem faz é muito corajosa!
    Beijinhos achocolatados!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  26. Oi, Camomila! Você como sempre muito talentosa para tudo, não? Devem estar deliciosas!
    Vim aqui para lhe desejar uma santa e abençoada Páscoa, uma ótima viagem a Campos (que fica a uma hora e meia da minha Guaratinguetá) e um ótimo feriado!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Queridas Camomila e Alecrim,
    Que post lindo, caprichado! Parabéns!
    Uma Feliz Páscoa para vocês!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  28. Amo essa bala.
    Uma ótima Páscoa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. MINHA QUERIDA,
    ESTAS BALAS DÃO MUITO TRABALHO PARA FAZER,
    MAS O RESULTADO COMPENSA, FICAM LINDAS E
    DELICIOSAS. AS FOTOS ESTÃO PERFEITAS!
    BJS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  30. ADORO ESSAS BALINHAS, MAS DÃO UM TRABALHÃO!

    NEM TINHA IDÉIA DE COM SE FAZIA!


    BJSSSS

    ResponderExcluir
  31. Obrigada CamomilaRosa!!!
    Ahh que lindas essas balas!!!
    Um ótimo feriado pra vocês!!!
    Até sábado!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  32. Ficou linda a sua bala querida, aqui e casa quem apronta essa é o maridão, ele sempre faz para as "crianças"...quero te desejar uma linda páscoa viu, para toda a sua família linda...xeros amor

    ResponderExcluir
  33. Oi Camomila Rosa....essa bala deve ser uma delícia! Um trabalho artesanal e gostoso...
    Deu água na boca, sabia? rrrss..
    Bjos e bom feriado ao lado da família, viu?

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Essa bala passa um sabor de suavidade,acho que é por ser assim tão branquinha!!
    Lembro ter visto uma receita desta num programa da Ana Maria,qdo ainda era na Record,elas colocavam a massa da bala num prego ,na parede ,e puxavammmmmmmm,sem dó nem piedade,ia ficando branquinha,e depois ela cortava,e qdo experimentava,dava agua na boca,e a sua tbem tá de babar!!
    Um grande abraço e um lindo feriado^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa entrar assim rsrsrs
      Mas você disse o que eu ia dizer ....... lembro direitinho a Ana fazendo a bala e puxando os rolos no prego! Tem tantos anos isso!
      Beijos.

      Excluir
  35. Querida amiga,
    Nossa!!! Essa bala de coco me remeteu à infância... Doce e maravilhosa infância!!!
    Essa bala de coco era obrigatória em qualquer festa de aniversário... Eram embrulhadas em papel de seda cheia de franjas...
    ADOREI!!! Parabéns!!! As suas balas ficaram LINDAS e parecem derreter na boca...
    Humm!!! DELÍCIA!!!
    Grande beijo e um ótimo feriado, Irene

    ResponderExcluir
  36. Ai que saudade da minha infância, adoro estas balas.E nunca mais comi.Cheguei a sentir o gostinho,rsrs.
    Feliz Páscoa queridas, repletas de união!!!Bjs

    ResponderExcluir
  37. Hummmmmmmmmm, amo essas balas, comia muito quando era criança...Só não sei se consigo fazer!!
    Um ótimo feriado para vocês, queridas, repleto de paz e luz!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  38. Estou encantada e morrendo de vontade de fazer.. humm q delícia.!!

    Beijoquinhas :*

    Ótimo Feriado ")

    ResponderExcluir
  39. Hummmm!!!! Deve ter ficado uma delícia. Você é muito prendada e caprichosa, dá gosto de ver as coisas que você faz. Parabéns.
    Uma linda Páscoa para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Ai que delícia, amo essas balas, mas é difícil de achar e fazer!!! Feliz páscoa para vc e sua linda família, bjus.

    ResponderExcluir
  41. Balinhas de coco que delicia, me fez lembrar de uma amiga que vivia aqui no Jp e foi embora para o Brasil, ela fazia e vendia de vários sabores a que eu mais gostava era sabor maracujá.

    bjinhos Su.

    ResponderExcluir
  42. Olá, meninas,

    Eu faço (melhor seria dizer fazia, rsrs) esta bala há muitos anos!
    Ela é incomparável, não é verdade? rsrs. Eu gostava de fazer com a minha irmã,
    pelo receio de que uma parte da "massa" esfriasse e endurecesse antes que eu pudesse
    puxá-la, rsrs. As suas ficaram lindas e me remeteram ao passado, rsrs.

    Beijoca e feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  43. Oii, amiga !!!

    Hummm q delícia... gostinho de infancia.Adooro essas balas.

    Feliz Páscoa prá vc e sua família

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  44. Que delícia! Adorei.
    Tenha lindos dias. Bjs

    ResponderExcluir
  45. Querida Camomila
    Que delicia essa bala e você acertou direitinho.Parabéns.
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  46. Oi Camomila, faz muito tempo que fiz essas balas, você despertou em todo mundo a saudade que ela nos traz vou fazer, amiga passei para te desejar uma Feliz Páscoa.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  47. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem com voces?

    Quem não gosta dessas balas feitas em casa? Eu adoro, ficam bem macias e deliciosas.

    Amei esse coração com aplique e bordadinho, lindo demais.

    Camomila e Alecrim, desejo a voces uma linda Páscoa, com muita união e bençãos.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  48. Camomila, fiquei com agua na boca, que delicia! Eu nunca comi pião, vou procurar aqui em BH.

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Fiquei com agua na boca aqui...

    Tentaremos fazer.

    bjo

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  50. Adoro essa balinha!!
    Mas me falaram que é muito dificil fazer, quer dizer na hora de puxar. Tem uma moça aqui em minha cidade que faz, e na hora de esticar ela coloca em um ganchinho desses de pendurar toalhas e puxa, estica.
    Amei conhecer seu blog e estou te seguindo ok.
    bjim

    ResponderExcluir
  51. Ai que maravilha amiga. Adoro côco e estes teus rebuçados têm um aspecto dos Deuses!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  52. Que delícia, que delícia!!! Minha mãe fazia muito dessa bala (lá em casa nós a chamamos de candy). Eu e minhas irmãs brigávamos para ver quem iria comer a balinha puxa-puxa que minha mãe tirava pra nós antes de dar o ponto da bala.

    ResponderExcluir
  53. Adoro bala de coco! Muito tempo que não como, minha irmã que fazia.
    Aqui por Belém não vejo...

    Parabéns pela destreza em fazer, os braços devem ficar cansados rs

    bjs

    ResponderExcluir
  54. Eu também adoro essa bala, a mãe da minha tia fazia doces de festa e fazia essas balas, q delicia.
    Essas balas caseiras, são muuuito melhores q as industrializadas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  55. Menina ,tô aqui com água na boca ,adoro essas balinhas !!!

    ResponderExcluir
  56. ATÉ QUE NÃO GOSTO MUITO DE DOCE, MAS MARIDO AMA!
    UMA DÚVIDA O AÇÚCAR É CRISTAL OU REFINADO??
    BJOS...

    ResponderExcluir
  57. Nossa!!!
    Um dia eu arrisco, sou novata kkkk.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  58. Nossa que volta a infancia , obrigada por partilhar vou tentar fazer , boa semana .

    ResponderExcluir
  59. QUE MARAVILHA ,NOVINHA ASSIM E SABE FAZER ESSA BALA.......
    ISSO SE CHAMA TRADIÇÃO,PASSAR DE MÃE PARA FILHA!!!
    BJJS
    MEU CACHIXÓ

    ResponderExcluir
  60. Cheguei aqui, hoje 1° de junho de 2013, através do Facebook rsrsr
    Adoro esta bala, fazia com minha avó, eu era criança mas ela deixava eu puxar também, as mãos ficavam vermelhas porque era quente.
    As suas ficaram lindas e tenho certeza, super deliciosas.
    Acho que hoje em dia não tenho mais coragem de fazer .....
    Vamos ver rsrsrsr
    Beijos.

    ResponderExcluir
  61. Eu já briguei tanto com essa bala, nunca consegui acertar o ponto, ainda bem que estou de dieta ou já ia pra cozinha tentar fazer. No dia de folga eu vou tentar mais uma vez, sua explicação foi boa, acho que da próxima vez eu acerto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  62. Não consigo chegar ao ponto de corte igual ao seu, estico, fica perolada, mas não fica branca, onde posso esta errando?

    ResponderExcluir
  63. A minha fica branca perloda, consigo corta las, ficam lindas, mas não derretem na boca, fica tipo puxa puxa e gruda nos dentes, pode me dizer onde estou errando? Bjuss

    ResponderExcluir
  64. A minha fica branca perloda, consigo corta las, ficam lindas, mas não derretem na boca, fica tipo puxa puxa e gruda nos dentes, pode me dizer onde estou errando? Bjuss

    ResponderExcluir
  65. THERMO ABDOMEN 120 COMPRIMIDOS BODYACTION
    BENEFÍCIOS
    Apenas R$53,91
    ✓ Energia e disposição;
    ✓ Queima de gorduras;
    ✓ Cafeína, guaraná e chá verde;
    ✓ Acelera o metabolismo;
    ✓ Evita fadiga
    Loja >> www.strongsuplementos.com.br

    ResponderExcluir
  66. Oi Camomila eu tb amo essa bala, hum só de pensar fico com água na boca. Mas tenho uma dúvida, posso tirar o leite do coco ao invés de usar de garrafinha? Bjs! Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca fiz com leite de coco fresco, mas vale tentar...é uma ideia!
      Boa sorte e depois me conte! Bjs!

      Excluir
  67. boa noite obrigada sempre quis fazer essa bala obrigada pelo carinho DEUS abençoe um lindo e abençoado natal.

    ResponderExcluir
  68. Que riqueza de receita! Texto leve e encantador. Os comentários são igualmente amáveis e me deu saudade de quando a internet era um espaço de compartilhamento tranquilo. Grande beijo!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...